Caminhos da Magia

Este é um blog pessoal onde pretendo descrever os pequenos conhecimentos que venho adquirindo com o tempo, espero que vocês possam aprecia-lo.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Energias do corpor- Chakras

Finalmente chegamos aos tão famosos chakras, neste artigo apenas derei uma explicação resumida, futuramente postária sobre cada chakra, isoladamente. Espero que aprenciem.


O QUE SÃO OS CHAKRAS

Chakra significa roda ou círculo. Chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição do prána, a energia vital. Chamam-se de rodas ou círculos por ser vórtices de energia – e, como tal, circulares – localizados nas confluências e bifurcações das nádís. São redemoinhos, como os que se formam nos rios. Talvez, não por coincidência, nádí signifique rio, corrente ou torrente. Os chakras também podem ser chamados poeticamente de padmas, ou lótus. Geralmente esta segunda denominação é utilizada também para evitar a excessiva repetição da palavra chakra.
v CHAKRAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIOS
Os chakras principais são representados esquematicamente por desenhos de lótus vistos de cima, com um número variável de pétalas abertas. Essas pétalas são representações simbólicas do número de nádís primárias que partem de cada respectivo chakra para distribuir sua energia por outros chakras e por todo o corpo.
Os chakras básicos dão origem a todos os demais chakras, denominados secundários, através da rede de vascularização pránica, que são as nádís. De cada chakra principal, partem algumas correntes (nádís) para distribuir o prána pelos chakras secundários. Há um número indeterminado de chakras secundários no corpo humano. Só nas palmas das mãos temos cerca de 35 em cada. Assim, quando procedemos aos mantras, marcando o ritmo com palmas, estamos estimulando nada menos que 70 pequenos chakras através do atrito. O atrito gera energia térmica e eletricidade estática, manifestações de prána.

v Direção em que os chakras devem girar

Os chakras podem girar para a direita (movimento dextrógiro ou horário), denominado dakshinavártena; ou para a esquerda (movimento sinistrógiro ou anti-horário), denominado vamavártena.



Sentido Força Efeito
Horário, dextrógiro, dashinavertana Centrifuga irradiação

anti-horário, sinistrógiro, vamavártena centrípeta captação


Quando o movimento dos chakras é intensificado produz fenômenos, já que há mais energia envolvida. Tanto faz se o sentido é dakshinavártena ou vamavártena
O movimento natural é o dextrógiro, com o qual todos nascemos, exceto nos casos em que, por questões genéticas, alguns indivíduos podem ter de nascença os chakras girando para a esquerda.
As pessoas que nascem com o movimento dos chakras para a direita, ao longo da vida podem inverter o sentido dos lótus, fazendo-os girar para a esquerda ao dedicar-se a determinadas práticas espirituais, tais como as de mediunidade; ou, também, podem corrigir o sentido, fazendo-o voltar ao dextrógiro com a prática de um Yôga legítimo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial